Sem dúvida alguma, saber utilizar o dinheiro com consciência é uma das grandes competências a ser alcançada no século XXI.
Ter dinheiro para gastar com as necessidades básicas e economizar para realização de sonhos é um processo muito complicado, pois está relacionado diretamente com o estabelecimento de prioridades na vida e também com estabilidade da economia de um país.
É fundamental que os adultos orientem as crianças quanto à utilização do dinheiro. A mesada pode ser dada à criança a partir do momento que o adulto esteja disposto a orientar e acompanhar a utilização do dinheiro. Mais importante do que a idade, é como elas serão orientadas em relação à finalidade de cada real ganho.
Quanto às crianças, temos algumas dicas.
As crianças, geralmente, ficam muito contentes quando recebem algum dinheiro, outras não ligam, este já é um termômetro para saber se ela está interessada no assunto ou não. Como ela não trabalha, recebe da família algum valor em ocasiões especiais como aniversário, Natal etc.. Esse dinheiro não é mesada.
A criança entra em contato com o dinheiro muito cedo, independente de queremos ou não. É importante que a partir dos dois anos de idade a família entregue sempre uma moeda para ela guardar no cofrinho e explicar: Precisa guardar dinheiro.
A mesada é o dinheiro que se recebe mensalmente e a semanada é dada por semana. Esse pode ser o primeiro contato de crianças com o mundo financeiro de forma planejada.
A partir dos cinco anos a família pode dar R$1,00, por semana. Se no início a criança está muito ansiosa para receber e gastar o dinheiro, é conveniente que ela receba semanalmente e, aos poucos vá pensando com mais calma, conversando com a família sobre o que gostaria de fazer com aquele dinheiro. Se ela não sabe o que fazer, diga que é para guardar, pois não é preciso gastar o dinheiro assim que recebe.
Acreditamos ser importante que a criança receba um valor combinado com a família, mesmo que sejam R$ 2,00 e sempre na mesma data. Isso a ajuda a pensar se precisa ou não gastar imediatamente o dinheiro e iniciar seu planejamento financeiro.
A entrega da mesada pode representar um momento de falar sobre valores com a criança e também da utilização prática do dinheiro. É comum, quando chega o dia de receber a mesada, querer sair gastando tudo, mas não é assim que devemos utilizar o dinheiro. Ele é um bem precioso, pois é fruto de trabalho da família. Toda profissão requer uma série de obrigações da pessoa, e ela recebe seu salário no final de cada mês. O salário é o dinheiro ganho pelo serviço do mês e costuma ser sempre o mesmo valor todos os meses, portanto, não é possível gastar mais do que recebe. Existem profissões que recebem por dia, semana ou quinzena.
Há muitas crianças que sabem utilizar sua mesada com objetivo. Apresentamos a seguir histórias de várias crianças que controlaram a coceirinha de sair gastando tudo e fizeram coisas incríveis.
Um caso muito famoso foi o do Thiago Berce, que em 2014, com apenas 10 anos, comprou um Fusca fabricado em 1976 por R$ 2.500,00. Quando tinha 7 anos, ele começou a juntar toda moedinha que ganhava dos pais e parentes. Ele fez isso por três anos. Quem dirige o carro do Thiago é o pai dele, pois criança não dirige com essa idade.
Thiago dá algumas dicas para aprender a economizar: sonhe com algo que você quer ter; comece a poupar, não importa o valor; não empreste seu dinheiro, a não ser que seja a alguém de confiança; só gaste o valor poupado, antes de realizar o sonho, se for muito necessário; continue poupando sempre.
Bruno, de 10 anos, ganha R$ 10,00 por semana. Ele conseguiu juntar R$ 400,00 para comprar uma guitarra, pois gosta muito de rock.
Augusto, de 12 anos, ganha R$ 70,00 por mês. Ele guardou R$ 8.000,00, pois sonha fazer um intercâmbio.
Você pode começar lendo este texto com seu filho e conversando sobre o assunto:
O que o texto trouxe de novidade?
Você recebe mesada?
Se recebesse, qual seria seu objetivo?
Vamos escrever as coisas que você poderia ajudar a definir um objetivo?
Por que é importante receber uma mesada?
Uma observação importante, cada criança tem objetivos diferentes, que pode até ser comprar uma bola nova. Não cabe aos pais julgar o objetivo dela e sim, apoiar para que alcance.
As crianças, entre 6 e 12 anos, estão numa idade ótima para iniciar a educação financeira. Estudos comprovam que, quando elas são orientadas a organizar, pensar e planejar o dinheiro que possuem, tendem a ter uma vida financeira mais estável e são menos ansiosas para comprar coisas, entre outros aspectos também importantes.
Sugestões para iniciar a mesada:
- O primeiro passo é definir se será uma semanada ou mesada. Uma criança muito ansiosa para gastar deve receber semanada, para que consiga conter suas despesas.
- Definam o valor com a criança e para quais despesas ele se destina. Por exemplo, R$ 6,00 para comprar lanche na escola uma vez por semana. Pode ser um valor menor. O importante é que ela receba algo.
- Toda semana ou mês, entreguem à criança esse ou outro valor, de acordo com suas possibilidades.
- Expliquem à criança que o dinheiro não é para ser gasto de qualquer maneira e que uma parte dele deve ser poupado, mesmo que seja R$ 0,50. Ela deve guardar o dinheiro poupado num cofrinho.
- A criança deve ser incentivada a separar algum dinheiro para fazer doação.
- Com o tempo, conversem com a criança, orientando-a a utilizar o dinheiro para algum objetivo a longo prazo, ou seja, a planejar.
Escreva seu objetivo.
Meu objetivo é: __________
Meu objetivo custa: _______
Quanto posso guardar por mês: __________
Em quanto tempo conseguirei o valor para atingir meu objetivo: _________
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