Educação econômica, mas afinal o que é?

O que é Psicologia Econômica?

A Psicologia Econômica é uma jovem ciência que está, aos poucos, alcançando visibilidade e importância. Uma de suas características é a necessidade do trabalho em conjunto de psicólogos e economistas em pesquisas que confrontem as vontades, interesses e práticas inerentes ao mundo interno e econômico.

Na América Latina, a Psicologia Econômica começa a produzir suas primeiras pesquisas a partir de 1999, com o estudo de um modelo evolutivo da psicogênese do conhecimento econômico estabelecido por Denegri. No Brasil, existem poucos centros que se dedicam à área.

Os resultados de trabalhos de pesquisadores na Espanha e do Laboratório de Psicologia Genética/LPG/UNICAMP, sobre o modo como as crianças compreendem conceitos de lucro, justiça, pobreza, riqueza, amizade, escola, economia, dinheiro, hábitos de consumo, administração do dinheiro, dentre outros, corroboram com as descobertas de outros pesquisadores. Desde 2006, o LPG possui um grupo de pesquisa sobre Educação Econômica.

No Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, destacam-se pesquisas a respeito de socialização econômica; mesada; valores humanos e significado do dinheiro.

Compreender, pois, a Psicologia Econômica significa tornar possível ao indivíduo tomar ciência das pressões que sofre e saber que seu comportamento influencia e é influenciado pela economia, por isso, deve ter conhecimento a respeito de seu funcionamento para agir de modo a tomar decisões e fazer escolhas conscientes, equilibradas.

Vários autores demonstram a necessidade de as pessoas compreenderem noções de conceitos básicos da Economia, pois eles afetam o comportamento individual das pessoas. Por isso, a importância de se estudar o comportamento econômico e conceitos básicos que podem favorecer a organização de um currículo voltado para a Educação Econômica.

Educação Econômica, implica em desenvolver competências e habilidades exigidas para o século XXI, pressupõem alfabetizações em todos os nichos do conhecimento, como o midiático, o político, além do econômico. Por isso, organiza conteúdos para auxiliar crianças, adolescentes, professores, famílias a terem noções sobre economia, tomar consciência de seus hábitos de consumo, reconhecer fatores externos, como a influência da publicidade na construção da sua identidade, saber utilizar o dinheiro, o crédito, evitar o endividamento e conseguir construir a base para uma qualidade de vida e consumo consciente .

As pesquisas demonstram que o conhecimento sobre economia, as estratégias para lidar com o dinheiro e consumo das famílias são inadequadas, pois há muito endividamento e consumismo. Como as crianças aprendem com os adultos, é urgente nos preocuparmos com as gerações mais novas pois ainda não receberam uma educação econômica adequada para lidar com a economia, ter um modo de vida sustentável, compreender os processos políticos, utilizar-se do mundo digital eticamente e resistir aos apelos do marketing.


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