A inteligência artificial faz você comprar mais

Responda a pergunta: Você sabe o que é inteligência artificial e como ela pode impactar sua vida enquanto consumidor?

Num primeiro momento a Inteligência Artificial (IA) é algo que efetivamente pode trazer inúmeros benefícios para a raça humana. Por outro lado, ela pode ser utilizada para induzir ou sugerir comportamentos.

Não pense que ela é uma invenção recente. Desde 1921, o homem tem imaginado como seria o mundo com androides e robôs e expressou essas ideias em filmes e peças teatrais. Foi o primeiro passo para que a imaginação começasse a ser transformada em realidade.

Assim, em 1951, Marvin Minsky desenvolveu uma calculadora de operações matemáticas imitando sinapses — o SNARC. Com a 2ª Guerra Mundial, as pesquisas na área tiveram uma aceleração considerável. Na década de 60, com o desenvolvimento dos estudos da IA na biologia, os pesquisadores acreditavam que era possível máquinas realizarem tarefas humanas complexas, como raciocinar.

Hoje, podemos encontrar a utilização da IA no mundo empresarial, pois ela oferece vários benefícios que envolvem boas tomadas de decisão e estratégias comerciais; redução de erros, de riscos e de custos operacionais; atendimento otimizado ao público etc. Além de ampla aplicabilidade em várias áreas e segmentos.

O que penso trazer para discussão é o impacto da IA em nossos hábitos de compra, pois ela está fazendo você comprar coisas mesmo sem precisar. Você já parou para pensar nisso? Cada vez mais, as empresas estão investindo em IA e com isso sabendo exatamente o que você consome e mesmo pesquisa na internet.

Saiba que não é à toa que determinados produtos pulam aos nossos olhos assim que entramos nas redes sociais e nos mais variados sites. Esses produtos já foram “mapeados” como sendo de seu interesse e, mesmo que você tenha desistido da compra, existe uma forte possibilidade de mudar de opinião por causa da insistência que ele aparece para você. Outro detalhe, também aparece para seu filho quando ele pesquisa algo que tem interesse. Os jogos, desenhos e outras atividades que ele faz no tablet, celular, notebook, trazem “espontaneamente” toda sorte de produtos e você nem sempre sabe que isso acontece.

Voltando aos anúncios que “pulam” na sua frente, até aí não tem nada de novo, isso acontece já há algum tempo, mas tem ocorrido uma intensificação. A novidade consiste na antecipação da oferta do produto ANTES MESMO DE VOCÊ PROCURÁ-LO, ou seja, tentar prever e encorajar automaticamente nossas preferências e compras. Quanto mais você compra, mais a IA entende seu padrão de interesse e oferece os produtos para você comprar antes de querer adquiri-lo.

“O consultor de varejo Daniel Burke, da Blick Rothenberg, chama isso de “o cálice sagrado (…) para se construir um perfil de clientes e sugerir um produto antes que eles percebam que é o que queriam”.

“Will Broome é o fundador da Ubamarket, uma empresa do Reino Unido, desenvolve um aplicativo de compras que permite às pessoas pagar por itens por meio de seus telefones, fazer listas e escanear produtos em busca de ingredientes e alérgenos.” Ele explica que “Nosso sistema de IA rastreia os padrões de comportamento das pessoas em vez de suas compras, e quanto mais você compra, mais a IA sabe sobre os tipos de produtos que você gosta”. E, mais “O módulo de IA foi projetado não apenas para fazer as coisas óbvias, mas ele aprende na medida em que é usado e passa a se tornar premonitório.

Acho que você já conseguiu compreender onde a IA pode chegar, ou seja, uma possível invasão de privacidade.

Como você se sentiria sendo cutucado/a ou manipulado/a para fazer compras específicas?

É ético coletar seus hábitos e preferências em produtos e estilo de vida?

Que tipo de perfil a coleta de dados privilegia? Gênero, idade, raça, nível socioeconômico?

Quais aspectos da IA pode beneficiar o consumidor?Quando compreendemos as estratégias tecnológicas de persuasão qe estão sendo utilizadas, podemos construir estratégias de resistência pessoal e mais importante, reclamar dessa invasão ou exigir um código de ética e proteção aos idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças.

Referências

Disponível em: https://www.totvs.com/blog/inovacoes/o-que-e-inteligencia-artificial/ Acesso em 02 mai. 2021.

Disponível em: https://www.totvs.com/blog/inovacoes/o-que-e-inteligencia-artificial/ Acesso em 02 mai. 2021.

Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/bbc/2020/11/10/como-a-inteligencia-artificial-faz-voce-comprar-coisas-mesmo-sem-precisar.htm Acesso em 02 mai. 2021.

Maria Belintane é Doutora em Educação e Especialista em Educação Econômica e Desenvolvimento Humano. 


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *